Corporate talks - Megatendências 2025-2029
- Claudio Pinheiro

- 4 de jul. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de jul. de 2024

Um grande evento realizado pelo Banco do Brasil apresentando as mega tendências para os próximos anos onde tive a grata oportunidade de palestrar abordando o tema de M Monetização de Dados.

Mas este tópico podemos detalhar em outro post, vamos falar sobre as megatendências e detalhar aquelas que tem um contexto fortemente associados a análise de dados e ao uso de inteligência artificial.
Vamos falar da primeira Mega Tendência:
Mega tendência associada a clientes – Hiperpersonalização
A hiperpersonalização não é apenas uma estratégia de marketing, mas uma abordagem abrangente que pode transformar a maneira como as empresas interagem com seus clientes, com conteúdo extremamente direcionado e de forma a criar relacionamentos mais profundos e duradouros.
A idéia na prática é de promover uma experiência customizada da jornada do cliente em todos os momentos, altamente aderente com suas necessidades, ou seja, somente propor algo que realmente importa ao cliente, evitando desgaste ou desinteresse de conteúdos inadequados a realidade deste cliente.
Isto inclui sub tendências associadas tais como:
➢ Profundidade das informações: Quando coletamos e analisamos dados detalhados sobre os clientes para oferecer produtos, serviços e experiências que sejam verdadeiramente relevantes e valiosos para eles.
O estudo destaca que segundo Pesquisa de Tecnologia Bancária da Febraban (2023) a estimativa de orçamento para projetos de CRM cresceu 70% de 2022 para 2023, passando de R$ 425 milhões para R$ 722 milhões.
➢ Foco no cliente : Onde colocamos o cliente no centro de todas as decisões de negócios, garantindo que suas necessidades e desejos sejam a principal prioridade em todas as etapas do desenvolvimento de produtos e serviços.
O estudo do Banco do Brasil também apresenta que, segundo relatório elaborado pela Salesforce (2023), 65% dos clientes esperam que as empresas se adaptem às suas necessidades e preferências em constante mudança e 61% dos clientes dizem que a maioria das empresas os trata como número.
➢ Comunicação assertiva : Onde buscamos desenvolver uma comunicação clara e direta que ressoe com o cliente, utilizando canais preferidos e mensagens personalizadas para engajar e reter a atenção do cliente.
Em um artigo da Zendensk de 2024 é reforçado que 66% dos consumidores que costumam interagir com o suporte empresarial disseram que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia, sendo que 73% desses consumidores mudarão para um concorrente após várias experiências ruins; e mais da metade abandonará a empresa após uma única interação insatisfatória.
Para realizar a hiperpersonalização, as organizações se valem de um imenso repositório de dados, o big data, e de avançados recursos de inteligência artificial que permitem uma criação de mensagens e ofertas altamente personalizadas.
Com isto as empresas buscam explorar as formas como os dados, a análise avançada e a tecnologia de IA podem ser incorporados ao longo da jornada do cliente e gerar novos níveis de insights e ações.
Técnicas estatísticas ou de aprendizado de máquina ou machine learning como K-means, Hierarchical Clustering ou DBSCAN (Density- Based Spatial Clustering of Applications with Noises) são as utilizadas para segmentar clientes de forma científica e mais precisa.
Além destes algoritmos diversos outros são utilizados para classificar, analisar a propensão de compra, avaliar atrito ou tendência de churn, projetar a demanda e etc... Logo para evoluir em conhecer o cliente devemos saber e usar cada vez mais a análise de dados e a inteligência artificial.
O estudo apresentou outras mega têndencias tais como:
Relacionadas a Clientes => Figital - Tratando da convergência cada vez maior entre o mundo físico e o mundo digital orquestrados no espaço social.
Relacionada a Finanças => Economia Tokenizada - Relacionada ao processo de digitalização e comercialização de ativos reais em um ambiente descentralizado, utilizando uma plataforma blockchain.
Relacionada a Finanças => Banco em Todo Lugar - Ter a integração do ecossistema financeiro em outros setores da economia, sustentada em duas estratégias: finanças integradas e Beyond banking.
Relacionada a ESG => Economia de Carbono Neutro - Focada em alcançar um equilíbrio entre as emissões de carbono geradas e as ações de compensação e neutralização dessas emissões.
Relacionada a ESG => Diversidade, Equidade e Inclusão - Uma importante megatendência que expressa os esforços das instituições para criar um ambiente mais acolhedor para pessoas de grupos subrepresentados.
Relacionada a Transformação Digital e Processos => Inteligência Artificial - Uma das grandes tendências habilitadoras da transformação digital, sendo definida como uma das áreas da computação que cria sistemas capazes de imitar o raciocínio e aprendizado humanos a partir do processamento de grandes volumes de dados. Citamos muito dos seu uso para hiperpersonalização, por exemplo. A Evolução robótica também entra nesta tendência, bem como Regulação, Ética e Cibersegurança.
Relacionada a Transformação Digital e Processos => Tecnologias convergentes e habilitadoras - Conjunto de ferramentas e recursos tecnológicos, que transformam a economia, os negócios e a vida das pessoas. A Cloud ou computação em nuvem, a conectividade (IoT) e até a computação quântica estão associadas a esta mega tendência.
Relacionada a Pessoas e Cultura => Novos Modelos de Trabalho Cada vez mais presentes e possíveis com formas inovadoras e contemporâneas de organizar e realizar as atividades profissionais, em resposta às mudanças sociais, tecnológicas, econômicas e culturais.
Relacionada a Pessoas e Cultura => Reskilling e Upskilling Sendo definições apresentadas no estudo como Reskilling - processo de adquirir novas habilidades em uma área distinta da de atuação e Upskilling – aprimorar as habilidades existentes para se manter atualizado.

Todas estas mega tendências excelentemente apresentadas no estudo do Banco do Brasil nos ajudam a compreender aspectos do futuro da evolução da sociedade e podem nos ajudar na construção de um futuro melhor para nossas organizações e carreiras.
.png)





Comentários